Header Ads

Barreiras Ocultas - análise de Estrelas Além do Tempo

Uma missão complicada, torna-se mais difícil, graças às barreiras colocadas pelo homem.


conquistando espaço

Os americanos querendo alcançar os russos na corrida espacial, mas tendo que lidar com problemas internos que eles mesmos criaram. Uma nação unida no nome, mas não nas atitudes.
Era 1961, Hampton, Virginia, a NASA tinha que fazer uma missão ao espaço para provar ao mundo que eles chegaram primeiro, e poderiam assim ditar as regras.

barreira
“Hidden Figures” nos leva a refletir em como os preconceitos e a estupidez humana atrapalha o desenvolvimento dos próprios humanos. Coisas bobas, como não haver um banheiro próximo para mulheres negras, já que na época segregavam até as necessidades básicas. Andavam metros de distância todos os dias para isso, era muito tempo perdido – “desculpe-me se eu tenho que ir ao banheiro algumas vezes por dia.”.
Isso até alguém dizer um basta e os outros perceberem, com bom senso, que "todos fazem xixi da mesma cor.”
Somos iguais, não importa o que as leis e costumes digam, isso é imutável.

Outra forma de impedimento que a história demostra é que "toda vez que temos a chance de avançar, eles movem a linha de chegada.”
Quando parece que chegaram próximo de alcançar o que desejavam, alguém inventa uma forma de deixa-los para trás.  É assim até hoje, a Educação ainda não é igual para todos.

Hoje se fala muito em meritocracia, mas, se não tivemos as mesmas condições, é uma corrida desigual. A realidade fica mais próxima quando temos as ferramentas necessárias para alcança-la.
“Deixe-me perguntar se você fosse um homem branco, gostaria de ser engenheiro? Eu não teria que pensar. Eu já seria um.”

Alguém um dia chegará lá, mesmo não tendo precedentes, aquela conquista abrirá portas.
“Então não tenho escolha, mas ser o primeiro”.
As mulheres conquistaram seu espaço em lugar de destaque, e não foi por, como diz no filme, "porque usamos saias. É porque usamos óculos.”
Não subestime a capacidade, elas alcançam seus sonhos sem precisar usar o corpo para isso.
A capacidade de caminhar juntos é o que nos tornará mais fortes.
Nós chegamos ao topo juntos, ou não chegamos lá em tudo. Isso é interessante?
Unidos em um mesmo objetivo, sem impedimentos, conseguiremos.





Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.